Contato:
Kuttner do Brasil
kuttner@kuttner.com.br
+55 31 3399-7200

Referências:
Nippon Steel, Japão
JFE, Japão
Sicartsa, México
ThyssenKrupp, Alemanha
TISCO, China

Para mais referências, favor entrar em contato.  


OXYCUP® - Produção de ferro gusa com aproveitamento dos resíduos siderúrgicos

A escassez de recursos naturais, bem como o constante aumento de seus preços está exigindo do setor produtivo uma postura de responsabilidade ambiental, ou seja, a ordem atual é proteger o meio ambiente utilizando seus recursos de maneira racional e sustentável.

A Kuttner desenvolveu tecnologias que possibilitam reduzir o consumo de matérias-primas através da reutilização de materiais, que normalmente são tratados como resíduos não utilizáveis na siderurgia. Um exemplo dessa tecnologia para reaproveitamento de materiais, é o OXYCUP®.

As partículas finas de material ferroso (pó dos filtros, lama de alto-forno e aciaria, carepa de laminação, finos de minério e etc.) são aglomerados em briquetes (C-Bricks) auto-redutores resistentes a altas temperaturas. Esses C-Bricks, juntamente com a sucata da aciaria, são processados no OXYCUP® formando gusa com qualidade similar a de alto-forno. Em comparação com altos-fornos, o OXYCUP® destaca-se pela sua flexibilidade, tanto com relação a variação das matérias-primas quanto a facilidade de interrupção e retomada.

Nossa equipe de especialistas pode oferecer mais detalhes e, também, esclarecer como recuperar resíduos de cromo e níquel oriundos da produção de aços inoxidáveis.
 

Dispomos de tecnologia para:

  • Produção de briquetes auto-redutores
  • Reutilização de materiais em fornos OXYCUP® com obtenção de gusa na mesma qualidade que é produzida pelo alto-forno
  • Aproveitamento do excesso de gases na rede de gás da usina ou termoelétrica
  • Geração de produtos a partir de escória
  • Geração de pó/lama de zinco enriquecido para utilização na indústria de zinco
     

 

Download de Catálogos